Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de julho de 2014

A DIFERENÇA ENTRE CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO




                A ciência trata de matérias específicas, de partes da realidade, suas leis específicas, em diálogo com as irmãs (demais ciências de um mesmo gênero, por vezes até de gêneros diferentes), e com a filosofia, de seus princípios. Existem opiniões diversas sobre o que pode ser caracterizado como ciência ou não. A principal caracterização pelo senso comum, do que significa uma ciência, é algo exato, ou muito próximo disso. Essa exatidão,  é viável (na grande maioria dos casos) quando fundamentadas por cálculos ou experiências laboratoriais.
                 As chamadas Ciências Humanas, como História e Geografia, dependem de aspectos que podem aproximar-se, em boa parte das vezes, do que chamamos de realidade, ou da efetividade em seu desenvolvimento, sendo difícil a aproximação, em centímetros, do objeto. Há os que considerem, apesar disso, que estas últimas, por terem formas e conteúdos definidos e um conjunto de práticas e tradições, têm o suficiente para julgarem possuir ciência de seus objetos. De fato, algo antecede essa discussão, pois, também há quem diga que a exatidão absoluta é tão verdadeira quanto um equino alado, e que a simples atuação nessas esquinas do conhecimento humano gerariam uma ciência desta posição específica, o que parece lógico, podendo a realidade (e é o que muitas vezes acontece), modificar seu rumo, a partir do movimento para a geração uma ciência qualquer.
                A primeira difere da segunda, a Filosofia, porque a última é um discurso da realidade sobre si, de acordo com uns, ou uma perspectiva de uma realidade externa, segundo outros. Mas, de uma, ou outra forma, essa trata de princípios ou fundamentos, ou ainda coisas principais e funções vitais, do que existe, seja conosco, ou para nós. De qualquer forma, essa tem seu quintal bastante claro, cristalizando, dissecando, juntando ou separando, tudo, a seu juízo.
                A terceira difere mais da primeira que da segunda, pois, a Religião tende a tratar dos inícios, e dos problemas centrais, os dilemas mais importantes, da humanidade, mas, diferente da Filosofia Laica, apresentando caminhos, com conteúdos e formas, ligados a entes não demonstráveis fisicamente, uma superação. Em geral há uma moralidade, na maior parte das vezes explícita, sobre as condutas desejáveis, ou não, e reprimendas para a transigência, e bônus para a intransigência destas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário