Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Hipócritas ou Hipocrates, eis a questão

com todo o respeito aos médicos brasileiros, mas falemos a verdade.
1-            quando estamos na escola, principalmente, quando perto do período de prestar o vestibular, as famílias sonham, em geral, que você entre para a faculdade de medicina, engenharia, odontologia. O resto fica em segundo plano e, os cursos que licenciarão professores são consideradas a praga da mosca do coco do cavalo do bandido.
2-          Os que conseguem passar para este curso (medicina), em geral viveram muitos sacrifícios, num período da vida em que a maioria das pessoas prefere a diversão ao estudo. O êxito, em regra, e visto como uma espécie de inicio de aposentadoria.
3-            A maioria sonha em ter um consultório, talvez dar aulas, mas, principalmente, ter uma vida confortável, perto da família. Estas, em geral, estão nas capitais e cidades grandes, onde existe um sistema de ensino capaz instrumentalizar os estudantes para sonharem com o juramento Hipocrates.
4-            Nada contra esses sonhos, mais justos impossível. Mas no momento em que o Governo Federal, pela primeira vez na historia do Brasil, tenta iniciar a resolução de um problema nevrálgico de nosso estado lançando o programa MAIS MEDICOS, com a previsão da vinda de profissionais de outros países para suprir a falta destes no interior do estado, a classe medica fica mais perto da hipocrisia que de Hipocrates, quando diz que não se instala no interior por culpa do SUS. Isso esta muito longe da verdade e a razão de não fazerem e porque consideram isso pouco confortável, porque podem ganhar o mesmo ou um pouco menos morando nos grandes centros e usar o interior como veraneio, e ponto. Todos sabem disso, pelo menos todos os que sabem como funcionam as faculdades de medicina, ou ainda, as famílias de classe media e alta, de onde, em geral, saem estes médicos.
5-           O Governo acertou na mosca quando fez um edital antes de chamar os estrangeiros. Aqui no Para, por exemplo, na Ilha do Marajó, a localidade com o pior IDH do Brasil, houve a inscrição de apenas um medico no edital, já Marituba, que fica colada em Belém, foram cinco.
6-            E agora, o que farão os hipócritas de plantão, pois, por Hipocrates, estes deveriam defender a vida acima de todas as coisas, principalmente de suas vaidades.

Se ninguém quer ir pro interior, que deixem vir os estrangeiros...enfim...



Um comentário: