Powered By Blogger

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A ESCOLHA DE TUCURUÍ (Diário de um Concurseiro III)



Ainda estou na ansiedade para saber a relação candidato/vaga do concurso do INSS para a cidade de Tucuruí, para onde estarei concorrendo.

Explico, a seguir, meu cálculo para escolher esta localidade:

O Pará, ao todo tem por volta de 76 vagas, distribuídas da seguinte forma:


PA

BELÉM

APS ABAETETUBA

3

0

3

PA

BELÉM

APS ALENQUER

1

0

1

PA

BELÉM

APS ALTAMIRA

2

0

2

PA

BELÉM

APS BREVES

2

0

2

PA

BELÉM

APS CAMETÁ

5

0

5

PA

BELÉM

APS CAPANEMA

6

1

7

PA

BELÉM

APS CASTANHAL

1

0

1

PA

BELÉM

APS GARRAFAO DO NORTE

2

0

2

APS CAPANEMA

PA

BELÉM

APS GOIANESIA DO PARA

3

0

3

APS TUCURUÍ

PA

BELÉM

APS ITAITUBA

3

0

3

PA

BELÉM

APS MARABÁ

9

1

10

PA

BELÉM

APS NOVO PROGRESSO

3

0

3

APS ITAITUBA

PA

BELÉM

APS OURILANDIA DO

NORTE

2

0

2

APS REDENÇÃO

PA

BELÉM

APS PARAGOMINAS

2

0

2

PA

BELÉM

APS PARAUAPEBAS

2

0

2

PA

BELÉM

APS PORTO DE MOZ

3

0

3

APS ALTAMIRA

PA

BELÉM

APS REDENÇÃO

4

0

4

PA

BELÉM

APS SÃO GERALDO DO

ARAGUAIA

3

0

3

APS MARABÁ

PA

BELÉM

APS SÃO SEBASTIAO DA

BOA VISTA

2

0

2

APS BELÉM-

NAZARÉ

PA

BELÉM

APS TUCURUÍ

8

0

8

PA

BELÉM

APS VISEU

3

0

3

APS BRAGANÇA

PA

BELÉM

APS XINGUARÁ

2

0

2

APS REDENÇÃO

As que estão em amarelo são as que tem três ou mais vagas, as que considero ter mais chances. Na verdade, as que tem menos de uma vaga, em sua maioria, são muito distantes de Belém, e por conta disso, menos atraentes para mim, que tenho família na capital. Isso não quer dizer que não podemos nos mudar, mas se for pra fazê-lo, que seja para um local que tenhamos uma relativa proximidade e cujo nível de desenvolvimento dos serviços (principalmente) seja ao menos regular.

Desta forma surgiu a ideia de fazer o concurso para Tucuruí...na verdade, anteriormente cheguei a pensar em fazer para Vizeu, pois a proximidade com Bragança, uma cidade bastante interessante, bonita e praiana... mas escutei muitas pessoas que disseram estar pensando em fazer pra lá e Bragança é uma cidade bastante desenvolvida, para a média das cidades daqui, e também próxima de Belém, portanto mais simples para que seus cidadãos se desloquem para a Capital com o objetivo de participar do concurso. No caso de Tucuruí, além de mais distante e mais caro chegar, existem mais vagas disponíveis.

Além disso, segui o seguinte raciocínio: existem basicamente três grupos de pessoas que vão fazer as provas:

1- aqueles que tem família e residência fixa em Ananindeua e Belém, e não querem ir pra muito longe... não competiria com eles pois são cerca de 7 horas de estrada pra Tucuruí, o que elimina a possibilidade de ir e voltar diariamente, e torna cara a ida e volta nos fins de semana, cerca de 700 reais, pelo menos. Este grupo tende a fazer as provas para Abaetetuba e Capanema, principalmente com 03 e 06 vagas, respectivamente (desta forma elimino boa parte das pessoas);

2- há aqueles que não se importam com distâncias, e, portanto, quanto mais longe, mais simples a relação, portanto não disputaria com eles. Para estas pessoas, Tucuruí não é tão distante para assustar todos os concorrentes de Belém, ou pelo menos causa incerteza. Por conta disso, tenho ouvido muitas pessoas dizerem que farão para Novo Progresso, Xinguara e São sebastião da Boa Vista, porto de Moz, Itaituba... estas pessoas levam a seguinte vantagem, é quase impossível que alguma pessoa destas localidades faça a prova pois o investimento de ir à Belém é altíssimo... mas eu não tenho condições de fazer para local tão distante, pelos aspectos que levantei anteriormente;

3- existem também aqueles que vem de fora e penso que não existe muita lógica na escolha destas pessoas já que, pra conhecer o estado a ponto de possuir estas informações, é preciso estar aqui já há algum tempo, portanto é uma relação tão randômica, que deve tornar-se proporcional, mas existe uma possibilidade de que este tipo de candidato escolha Marabá, preferencialmente, e talvez Tucuruí...estes são, virtualmente, meus principais concorrentes.


é claro que terei dificuldades, mas acho que acertei no local.

mais tarde apresento o planejamento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário